Lançamento
    Revolução na baixa tensão

Pirelli lança Superastic, uma proteção extra e
inédita contra o superaquecimento nas instalações

Pirastic, todo eletricista conhece. São os fios e cabos mais famosos do mercado, há 30 anos consagrados pelos seus vários atributos, preferidos tanto pelos usuários quanto pelos instaladores e revendedores da área elétrica.

Este reconhecimento não se fez por acaso. O Pirastic é o condutor isolado que melhor atende a norma NBR NM 247–3, antiga NBR 6148. Foi o primeiro de sua categoria a ser flexível, anti-chama, a ter a isolação em dupla camada e a ser fornecido em caixas. Então, o que poderia ser melhor que o Pirastic?

Para superar um produto tão bom, a Pirelli teve que investir toda a sua experiência em desenvolvimento e o conhecimento de seus 75 anos de Brasil para criar um novo patamar de desempenho e segurança nas instalações elétricas. Na prática, a Pirelli acabou estabelecendo uma nova era dos cabos destinados à baixa tensão. E essa nova tecnologia ganhou um título expressivo: Superastic.

O nome também não nasceu por acaso. Em “pirellês”, Superastic pode ser traduzido como “a superação daquilo que já era muito bom”. Quem agradece é o mercado: consumidores e profissionais ganham em segurança e em tecnologia para atender as necessidades do consumo de energia elétrica na vida moderna. Como se sabe, nos dias atuais o uso de aparelhos eletro-eletrônicos em grande intensidade tem exigido muito mais dos sistemas elétricos nas edificações.


Limites superados!

Graças à sua capacidade térmica, Superastic apresenta maior resistência a sobrecargas, potenciais geradoras de incêndio

Durante uma sobrecarga eventual os condutores aquecem. Neste caso, quando as proteções não atuam a tempo, podem levar a um curto-circuito.

Para aumentar a segurança dos circuitos elétricos, a Pirelli formulou um novo composto de PVC, e com ele compôs uma nova isolação para os cabos.

Este novo material possibilitou ampliar a resistência térmica, a estabilidade térmica e a resistência à deformação do produto. O resultado é a maior suportabilidade térmica encontrada nos novos fios e cabos Superastic.

Como se sabe, as melhores qualidades que um cabo elétrico pode ter
encontram-se no material de condução, que é o metal, e no material de sua isolação. No Superastic, a Pirelli ampliou substancialmente a capacidade de resistência térmica dos materiais que compõem os fios e cabos da nova linha.

CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS E
VANTAGENS DO NOVO SUPERASTIC

  • 20% mais resistentes à temperatura
  • Suportam temperatura de até 85ºC
  • Suportam o dobro do tempo em sobrecargas eventuais
  • Reduzem o risco de curto-circuito Reduzem o risco de curto-circuito geradores de incêndio

E também:

  • São flexíveis classe 5, facilitando a instalação
  • Possuem dupla camada de isolação que garante mais segurança
  • São anti-chamas não propagam incêndio


    Novo patamar de desempenho é 20% mais seguro

Esta é a grande diferença: enquanto os cabos convencionais suportam uma temperatura máxima de 70°C, os novos Superastic suportam temperaturas de até 85°C..

Na prática, isto significa uma enorme vantagem técnica, que se traduz em uma margem de segurança importante tanto para o instalador quanto para os usuários do sistema elétrico.

Embalagens dos produtos Superastic facilitam a visualização das vantagens técnicas tanto para o consumidor quanto para o lojista

Em sobrecargas eventuais, os cabos Superastic suportam o dobro do
tempo dos cabos convencionais, reduzindo o risco de curto-circuito, potenciais geradores de incêndio. Às vezes, este fenômeno pode representar um incidente isolado, causando somente um susto no usuário, que depois poderá contratar um eletricista habilitado para religar o sistema. Todavia, o curto-circuito também pode iniciar um pequeno incêndio – que por sua vez poderá assumir grandes proporções se estiver exposto a materiais inflamáveis, por exemplo. Pesquisas mostram que 70% dos incêndios domésticos com causas conhecidas são gerados por problemas elétricos.

Por isso é que a vantagem do novo Superastic é tão expressiva. Com esta nova margem de segurança (20% mais resistentes a temperaturas), o consumidor pode ficar bem mais tranqüilo, principalmente no caso de um eventual acidente elétrico.

Instaladores, projetistas e especificadores também são beneficiados, pois agora já podem oferecer um produto mais seguro e adequado para as necessidades de seus clientes.

Os produtos da família Superastic excedem em segurança e performance
todas as especificações das normas vigentes em sua categoria de aplicação. Eles representam uma segurança adi
cional nas instações elétricas. Na hora de comprar fios e cabos de energia, prefira esta nova opção.


Do Brasil para o mundo

Todo o desenvolvimento dos novos cabos Superastic foi realizado pelo Centro de Pesquisas da Pirelli no Brasil. “Nosso Centro tem grande competência no desenvolvimento de materiais isolantes, e para isso realizou uma longa série de estudos e provas”, informa o engenheiro Mário Fernando Capalbo, superintendente da Pirelli Energia.

Ele lembra que a Pirelli sempre esteve empenhada em oferecer produtos
que excedem os critérios exigidos pelas normas técnicas: “No processo de evolução de nossos cabos, tivemos vários estágios, ora privilegiando o usuário na questão da segurança, ora privilegiando o instalador na questão da facilidade da instalação e manuseio”, analisa. “Com o Superastic, mais uma vez nos voltamos para o consumidor: este produto supera largamente as especificações vigentes e oferece maior segurança para todas as pessoas que estão em contato diário com as instalações elétricas, e que são justamente aqueles que mais amamos, nossa família”, explica Capalbo.

A linha Superastic é composta por fios, cabos e cabos flexíveis 750V, sendo que os produtos nas seções de 1 a 6 mm são embalados em caixas. As caixas Superastic apresentam identidade visual própria, que destaca as vantagens da nova linha em relação aos fios e cabos convencionais. Além de facilitar o trabalho do instalador, as embalagens trazem todas as informações técnicas e legais de forma simples e objetiva.

Para o lançamento do Superastic Pirelli criou uma ampla campanha, que inclui eventos em várias cidades brasileiras e propaganda em outdoors,
rádio e revistas, além de materiais de ponto de venda para facilitar a divulgação nas lojas.

Os produtos da nova linha serão comercializados nas mesmas seções,
acondicionamentos e cores da tradicional família Pirastic.

* Nomenclatura da Norma NBR 6251

Saiba mais sobre a nova linha SUPERASTIC
Ligue (11) 4998-4902
e-mail: webcabos@pirelli.com.br

matéria anterior
  próxima matéria
Envie esta matéria para um amigo Qual nota você daria para esta matéria?
1
2
3
4
]